Reduzir custos é um dos pilares para a sustentabilidade financeira de qualquer negócio, e essa prática deve ser constante. Como diz a famosa frase de Jorge Paulo Lemann: “Custos são como unhas, você precisa cortar sempre”. Veja abaixo algumas dicas práticas para ajustar as despesas da sua empresa e garantir que elas estejam alinhadas com os objetivos de lucratividade e produtividade.
1.Revise e Corte Despesas Desnecessárias
Todo mês, revise suas despesas e classifique-as por categoria. Verifique onde é possível economizar e eliminar o que não gera retorno. Um exemplo comum é o investimento em marketing: se o que está sendo gasto não está trazendo resultados, é hora de reavaliar.
2. Avalie os Custos com Internet e Telefonia
Reduza planos de internet e telefone ao mínimo necessário. Muitas empresas contratam pacotes com mais recursos do que precisam. Reavalie o uso real e ajuste o plano para evitar gastos extras.
3. Renegocie Taxas Bancárias e de Cartão
Verifique as taxas dos bancos e das maquininhas de cartão. Bancos digitais geralmente têm tarifas reduzidas, e muitas vezes, uma simples ligação para renegociar pode resultar em economias significativas.
4. Reveja Investimentos a Longo Prazo
Investimentos são importantes, mas, em momentos de crise, o foco deve estar nas necessidades imediatas da empresa. Postergue os investimentos de longo prazo e utilize esses recursos para garantir o funcionamento atual da empresa.
5. Considere a Redução de Espaço Físico
Pague apenas pelo espaço que realmente utiliza. Se o prédio alugado é muito grande para a necessidade atual, mudar para um local menor pode reduzir custos com aluguel e facilitar o fluxo de caixa.
6.Reavalie o Quadro de Funcionários
É difícil, mas às vezes necessário. Reduzir o quadro de funcionários pode ser uma solução temporária para manter a saúde financeira do negócio. Lembre-se: é preferível fazer cortes hoje para garantir o futuro da empresa e, assim, poder recontratar mais tarde.
Conclusão
Essas medidas são práticas e aplicáveis para cortar gastos e garantir a lucratividade da empresa. Adote uma postura rigorosa no controle de custos e foque sempre naquilo que traz retorno direto ao seu negócio.
Para ler nossos outros artigos CLIQUE AQUI!